(43) 3326-5500 sac@mamalatina.com.br
Banner Blog 5

Comece uma Atividade Física

Fazer atividade física e ter uma alimentação balanceada é algo essencial para quem busca ter um estilo de vida mais saudável, visto que as duas práticas juntas resultam no controle da obesidade, melhoram a capacidade cardiorrespiratória, a saúde mental e a qualidade de vida como um todo.

Existem atividades físicas para todas as faixas etárias, no entanto, iniciar algo novo pode ser estressante, pois exige do indivíduo motivação, organização e tempo, além de ser um pouco incomodo nos primeiros dias, devido ao desconforto muscular causado pelo estranhamento do corpo à atividade nova, porém, os pontos positivos superam todos os negativos, e vale a pena escolher colocar o corpo em movimento.

O primeiro passo para iniciar uma atividade física é uma avaliação da saúde atual. É importante que o novo praticante conheça suas limitações e saiba de suas condições médicas, ou seja, é importante avaliar possíveis doenças respiratórias, ortopédicas, cardiovasculares e outras, para saber o quanto poderá se esforçar. Um check-up médico pode ser bem importante nessa hora, pois identificará as condições físicas, ajudando na escolha da atividade.

Depois é hora de escolher o esporte, e uma coisa bem importante nesse momento é avaliar quais são as ações envolvidas na atividade, assim, diminui-se os risos de abandoná-lo em dois ou três meses devido à dificuldade ou a falta de balanceamento entre a prática e a rotina. Quando se avalia questões como, melhor horário para treinar, se é em grupo ou não, se vai precisar de ajuda, se pode ser realizada em pequenos espaços de tempo, os custos a curto e longo prazo, por exemplo, torna-se muito mais fácil o engajamento.

Após dar início a atividade, uma dica é não ter pressa. No início é normal ter mais dificuldades em alguns aspectos, por isso, seja paciente, pois, com o tempo você e seu corpo irão se adaptar e aí será cada vez mais fácil. Uma dica é começar com pouco tempo, e intensidade, aumentando-os progressivamente.

Outra dica é escolher sempre profissionais capacitados para o acompanhamento, pois a prática incorreta de exercícios pode causar diversos malefícios à saúde.

Respeitar os limites do corpo também é necessário, visto que o corpo passa por um processo até se adaptar e estabelecer uma memória com bom condicionamento físico, por isso, forçar demais pode causar lesões e problemas mais graves.

Cuidar da hidratação também é um ponto extremamente importante para quem espera ter um bom desempenho nas atividades físicas. Vale lembrar que é importante manter-se hidratado em todos os estágios da atividade, antes, durante e após.

Não tenha medo ou receito de fazer coisas novas, principalmente quando se trata de atividade física! Escolha o look que mais combina com o seu esporte e com você, e vai, coloque o corpo em movimento!

A vida pede mais ação, mais energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *