(43) 3326-5500 sac@mamalatina.com.br
Maria Lenk Banner

Mulheres que inspiram – Maria Lenk

Em homenagem as mulheres inspiradoras que fizeram história em diversos esportes, preparamos uma série de conteúdos mensais relembrando suas conquistas e trajetórias que são verdadeiros exemplos de superação.

O fenômeno das águas

A cidade é Los Angeles, grande metrópole mundial da costa oeste dos Estados Unidos. O ano é 1932, mais precisamente no sexto dia de agosto. O Swimming Stadium recebe a terceira bateria de natação dos Jogos Olímpicos daquele ano. É ali que a história das mulheres brasileiras – e sul-americanas – tem seu início.

Entre as competidoras, estava – pela primeira vez nos Jogos Olímpicos – a nadadora brasileira Maria Emma Hulga Lenk. Com o tempo de 3min26s, ela não alcançou a final dos 200m peito, mas a sua presença em Los Angeles naquele dia já representava uma conquista para as mulheres, especialmente do nosso continente.

Maria Lenk enfrentou uma grave pneumonia dupla na infância e encontrou, nas águas das piscinas, o seu fortalecimento. Na época, ela ainda superou o preconceito contra atletas mulheres no Brasil. Para participar das Olimpíadas de 1932, Maria Lenk teve que pedir um uniforme emprestado, além de viajar de favor em um navio carregado de café para a cidade de Los Angeles.

 Ela nunca se resignou com os padrões estabelecidos e revolucionou constantemente a perspectiva sobre o esporte e a participação das mulheres em competições esportivas. Ela foi também a primeira mulher do mundo a utilizar o nado borboleta em uma Olimpíada, que viria a ser uma categoria apenas 20 anos depois, em Melbourne-56.

 Maria Lenk se aposentou das competições, mas nunca deixou de se dedicar a sua causa. Ela foi a primeira professora e diretora da escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a qual ajudou a fundar. Em 16 de abril de 2007, aos 92 anos, ela sofreu uma parada respiratória enquanto fazia o que mais amava: nadando 1,5km nas águas da que eram a sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *